VAMOS NOS INTEIRAR?
"Todo internauta deve buscar confrontar o que vê na rede com outras fontes de informação, fazendo leitura crítica do que encontra nas bilhões de páginas de conteúdo."
Destaque
Crise de integridade
Para especialistas, o descrédito da liderança evangélica perante a sociedade se deve em grande parte a deslizes éticos e morais cometidos pela própria Igreja.
Entrevista
‘Pastores precisam agir como Davi diante de Natã’
Para o psicoterapeuta Ageu Heringer Lisboa, líderes evangélicos são vítimas da negligência em relação à própria saúde psíquica.
BILLY GRAHAM AOS 90 ANOS
O evangelista de milhões está próximo de fazer 90 anos no próximo dia 7 de novembro e sua vida continua a ser um exemplo de integridade e serviço cristão.
HONRAR MEU PAI E MINHA MÃE.
Devo honrar meus pais ainda que eles se excedam e abusem de sua autoridade em algumas situações?
CONFIÇÃO:
Por que não fazer de hoje o dia em que você fará uma limpeza e colocar para fora aqueles segredos escondidos? Você poderá se surpreender que outras vivem as mesmas dificuldades e dilemas que você.
UM ÍDOLO CHAMADO NERCADO
Os mercadores da espiritualidade fazem
do nome Jesus um mero amuleto.
o mercado religioso? Este também tem crescido, e alimentado uma florescente indústria da fé. De um lado, temos a religião institucional utilizando-se dos elementos do mercado para justificar a funcionalidade pragmática de seus métodos; de outro, temos os devotos desse ídolo fundamentando esperanças no acúmulo de suas dádivas, os bens materiais. Desse modo, surge uma nova forma de ser e fazer religião, que de fato caracteriza-se muito mais como um negócio de mercado. Há uma demanda subjetiva, a tentativa humana de encontrar na transcendência uma resposta para as questões da vida, um jeito de se encontrar um caminho mais fácil e rápido para solução de problemas e realização de expectativas.
O ser humano é, por natureza, religioso. Ele desfruta de um campo subjetivo, que o impulsiona ao exercício da fé e à busca de um espaço coletivo onde possa relacionar-se com a divindade. A matéria-prima capaz de atender a essa demanda é a oração, a reza e os cânticos, assim como a confissão, as experiências místicas e as manifestações espetaculares, como o milagre. Empreendedores conseguem atender os desejos de seus clientes oferecendo-lhes os produtos da indústria dos negócios da religião. Da mesma forma como as indústrias fabricam o produto final que será comercializado, instituições religiosas são as fabricantes de respostas para consumo da alma. No mercado, tanto umas como as outras têm a mesma natureza e usam a mesma lógica.
Nesse novo jeito de se fazer religião, muitos cristãos, inclusive os de boa vontade, não percebem que fazem parte de uma nova ordem espiritual regida pelo ídolo do mercado. Uma divindade cujas faces modernas nada mais são do que maneiras novas de se fazer coisas antigas. Só não percebe quem ficou cego pelo deus deste século.
por Carlos Queiroz
Nenhum comentário:
Postar um comentário