Adubando e Regando
Adubo: Vital à sobrevivência...
Com o intuito de melhorar a produção...
“EU sou a verdadeira vide e o meu PAI é o agricultor. Todo ramo em MIM que não produz fruto, ELE o corta, e todo o que produz fruto ELE o poda, para que produza mais fruto ainda.” (Jo 15,1-2)
JESUS afirma que ELE é a verdadeira “árvore” (a verdadeira vide) e nós os batizados, somos os “ramos” (porque estamos unidos a ELE) e que por isso mesmo, ao longo de nossa vida devemos apresentar "frutos de santidade".
DEUS PAI CRIADOR é o agricultor que zela por suas plantações, ou seja, por todos os seus filhos.
Aqueles que produzem "frutos de santidade" são os ramos bons, que o SENHOR poda, para que fiquem mais fortes e produzam muito mais frutos viçosos e de qualidade.
E como DEUS irá nos podar para produzirmos obras mais perfeitas, maiores e de melhor qualidade?
ELE irá podar-nos derramando sobre nós mais graças e virtudes, a fim de melhorar as nossas qualidades pessoais e nos dá meios de podermos produzir obras de maior realce e valor.
Por outro lado, os ramos que não produzem "frutos de santidade", são cortados e jogados fora.
O ser humano tem plena liberdade de ação, de movimento e pensamento.
O CRIADOR concedeu-nos o “livre arbítrio” , ou seja, a liberdade de seguirmos o caminho que escolhermos.
Por essa razão, cada pessoa pode proceder do modo que desejar.
Contudo, se as pessoas não produzem "frutos de santidade" em sua vida, são como aqueles galhos secos nas árvores, que o agricultor retira, porque são galhos inúteis. Então o agricultor corta aqueles galhos e joga no lixo.
Da mesma forma, o CRIADOR “corta” aqueles “ramos” que não produzem frutos, ou seja, deixa-os "entregues a sua própria sorte".
O dia em que aquelas pessoas compreenderem a direção errada que estão seguindo e quem sabe, tenham o bom-senso para raciocinar e meditar sobre a sua existência, observarão que não é correta a trajetória que estão trilhando.
Em nossa vida acontece diariamente um invisível e violento combate espiritual entre as forças do "bem" e do "mal". O maligno com seus truques e maquinações depravadas, sugere maneiras "fáceis" de enriquecer, de alcançar o "sucesso" com as "mulheres", com os "homens" e nas "transações comerciais" , envenenando a mente com a cobiça, a vaidade, o orgulho, a traição, a insensatez e a ambição. Embora sentindo no corpo o abominável efeito da tentação, visivelmente não vemos absolutamente nada.
Então, é fácil perceber que a batalha espiritual que enfrentamos é muito difícil e desigual, porque não vemos o inimigo e não temos meios para enfrentá-lo. Significa dizer, que as pessoas só conseguirão construir um baluarte resistente e intransponível, que rechaçará todas as investidas de Satanás, se tiverem o auxílio do SENHOR. Somente com DEUS em nossa vida é que teremos condições de vencer o Demônio e seus asseclas, ultrapassando todos os obstáculos e tentações que surgirem em nosso caminho, com a poderosa graça do CRIADOR."