Zacarias5
5 Então saiu o anjo, que falava comigo, e me disse: levanta 
agora os teus olhos, e vê que é isto que sai. 
6 Eu perguntei: Que é 
isto? Respondeu ele: Isto é uma efa que sai. E disse mais: Esta é a iniqüidade 
em toda a terra. 
8 Prosseguiu o anjo: Esta 
é a impiedade. E ele a lançou dentro da efa, e pôs sobre a boca desta o peso de 
chumbo. 
9 Então levantei os meus 
olhos e olhei, e eis que vinham avançando duas mulheres com o vento nas suas 
asas, pois tinham asas como as da cegonha; e levantaram a efa entre a terra e o 
céu. 
11 Respondeu-me ele: Para 
lhe edificarem uma casa na terra de Sinar; e, quando a casa for preparada, a efa 
será colocada ali no seu lugar. 
As primeiras cinco visões de Zacarias trazem 
promessas de bênçãos para Israel – a derrota dos seus inimigos, a expansão de 
Jerusalém, o seu estabelecimento como cidade do Messias, o reavivamento 
espiritual do povo de Deus e a realização do seu chamamento divino como povo 
cabeça entre as nações. Mas, antes da chegada dêsse tempo de bênçãos, Deus tem 
de proteger a Sua santidade terminando com o pecado em Israel, santificando 
assim a nação e fazendo-a digna de herdar a promessa da Sua vinda e da Sua 
presença divina em Jerusalém. Nas três últimas visões, as bênçãos e os 
julgamentos são simultâneos, como acontece muitas vezes nas profecias bíblicas. 
O abençoado reinado de paz e retidão do Messias é anunciado, mas apenas pode 
ser realizado depois de uma limpeza cuidada do resíduo de Israel.
Enquanto que a primeira visão dizia respeito à 
remoção de pecadores da comunidade, esta visão explica a remoção de uma 
organização religiosa malévola para o seu local de origem. Zacarias viu uma 
mulher chamada abominação, que estava dentro de um cêsto ou efa com uma tampa 
de  chumbo. A efa era a maior medida para coisas sêcas usada nas casas judaicas. 
Cálculos do seu volume oscilam entre 25 e 50 litros. Uma vez que era damasiado 
pequena para conter uma mulher, a efa foi aparentemente muito alargada na visão, 
como o rôlo tinha sido na visão anterior. 
A mulher simboliza a maldade corporativa ou 
iniquidade, na nação de Israel  e no mundo. Ela é uma organização-mãe ou 
corpo ecuménico composto de todas as religiões do mundo, que têm origem comum 
Babilónia, na terra de Shinar (o presente Iraque). O profeta messiânico judeu 
João, descreveu esta mulher numa visão que teve sôbre a próxima vinda do 
Senhor:
As duas mulhres com asas como uma cegonha são 
claramente parte da organização religiosa maligna, visto que a cegonha a que são 
comparadas é uma ave suja. Elas representam poderes demonicos, e o vento nas 
asas indica que elas terão pressa em levar a Babilônia Mistério de  regresso ao 
lugar onde pertence em Shinar – a terra da Bbilónia. Êste é o lugar do exílio de 
Israel no tempo do Velho Testamento e também o maior local de idolatria e de 
rebelião contra Deus tanto dos tempos passados como do tempo do fim (Génesis 
11:2; Apocalipse 17:3-5). Walvoord & Zuck (Comentário do Conhecimento 
Bíblico) dizem: “Isto dá apoio à afirmação que a cidade da Babilónia, no Rio 
Eufrates, será reconstruída”. 
Jesus que nos guarde...



