Pastora Regional Júlia Dantas
Palestra com o corpo masculino Ágape.
Que bom é estarmos aqui!
Que bom passar umas horas juntos!
Vamos agradecer a Deus:
Pai obrigado pelo dia tão cansativo, mas eis me aqui para te ouvir.
Quem sou?
O ser humano é o único ser vivo que se interroga a respeito de si mesmo e nunca encontra uma resposta plena e definitiva para as suas múltiplas interrogações. Assim como quer conhecer o mundo que o circunda e no qual se encontra, assim também quer conhecer a si mesmo, a sua origem, o seu destino, o sentido da sua vida, o porquê do sofrimento e da morte, como também o ver-se livre de tudo o que o oprime.
Como não existe um povo que não tenha uma idéia de Deus e uma ligação com ele, assim também não há um povo que não tenha certa visão do que é o ser humano, na sua dupla expressão, homem e mulher, e também de suas relações com o Ser supremo.
Essa idéia que o homem tem de si mesmo e dos outros, ele a tem através da sua observação do mundo e de si mesmo e da sua comparação com as outras realidades. Ao comparar-se com as realidades que o cercam, descobre muitas coisas comuns, mas também muitas coisas próprias dele. E uma coisa própria dele é este interrogar-se a respeito de si mesmo, da sua origem, do seu destino, do sentido da sua vida, do seu viver e do trabalho e também do seu morrer.
Millor Fernandes: “O ser humano é o único animal que tem a frescura de querer saber de onde vem, pra onde vai, o que é que é” [1].
Eu concordo.
A vida do ser humano é uma caminhada em busca de algo que o satisfaça, que o realize e que o torne feliz.
Pode-se dizer que o homem é o ser que, incansavelmente, busca ser feliz.
1. Mas, como pode ele ser feliz, se, na sua vida, encontra o sofrimento, a dúvida, a luta e, sobretudo a morte?
2. Vale a pena viver e lutar para viver, se tudo acaba na morte?
3. Que sentido tem a vida?
4. Existem meios de libertação e de salvação, caminhos seguros para a felicidade?
5. Pode o homem salvar-se por si mesmo ou deve ser salvo por outro?
Fala-se muito da posição do homem no universo.
De fato, ele ocupa um lugar especial no universo, graças à sua inteligência, a sua capacidade de construir e de fabricar e de servir-se dos recursos do universo.
Não deve isto ao seu tamanho físico, nem à sua força física, nem à duração de sua vida, mas à sua capacidade de receber e de dar, de compreender e de expressar, de amar, de ajudar e, infelizmente, também de estragar, de destruir e de matar.
O homem é uma criatura especial de Deus.
Apesar de todo seu parentesco com a realidade material e a realidade viva - vegetal e animal -, ele é alvo especial da atenção de Deus e deve imitar o próprio Deus no amor e no cuidado da natureza.
. O homem sofre por ser um ser material vivo, mas muito mais ainda por ser um ser participante da vida espiritual.
O homem nasce bom, mas a sociedade que o estraga e o corrompe?
Deus revelou que a causa do mal se encontra no próprio homem, no seu abandono de Deus, ele revelou-se também como o salvador do homem.
- Qual é seu sentido da vida?
- Porque decidiste a ser Cristão?
- Então porque não esta sendo?
- O que tem sido maior em seu viver?
Nenhum comentário:
Postar um comentário